Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Interno ou Externo

Exportar era a desgraça do Brasil. Tudo o que a colônia produzia era enviado para o mercado europeu. De um lado não havia mercado interno na possessão portuguesa, de outro a metrópole ganhava na intermediação da venda dos produtos. Assim,... Continue lendo.

Gurus de Plantão

Despertar a atenção das pessoas é um grande desafio. Especialmente hoje saturadas pelo excesso de informações. Ninguém está a salvo de ser impactado por uma informação que pode brotar automaticamente na tela do seu smart phone, nos monitores de uma... Continue lendo.

A Marcha para o Oeste

Portugueses e ingleses se estabeleceram próximos ao mar. Não podia ser diferente uma vez que a ligação com as metrópoles se fazia pelo Atlântico. Por isso, quando Antonil disse, no século 18,  que os portugueses eram como caranguejos, viviam arranhando... Continue lendo.

Panorama Conhecido

A situação econômica do Brasil vive ao sabor do mercado internacional. Em nenhum momento os responsáveis pelo equilíbrio econômico conseguiram implantar uma política de longo prazo, com uma visão estratégica e independente . O Estado se limita a arrecadar para... Continue lendo.

Subversivas e Sedutoras

O mundo terá que se preparar para as grandes mudanças que estão se processando. A velocidade é vertiginosa quando comparada com qualquer outro momento da história. É uma aceleração constante, ainda que não aos saltos. Os paradigmas cada vez duram... Continue lendo.

Não é aquilo que se vê

 O Estado Islâmico se tornou midiático. O grupo que domina regiões na Síria e no Iraque está também em todo o mundo. Ou pela ameaça de atentados terroristas em qualquer lugar onde haja aglomeração ou através das redes sociais. Aprenderam... Continue lendo.

Quem é você?

Após meio milhão de seguidores no Twitter, muitos se perguntaram, afinal quem esse tal de  Edward Snowden ? O que foi o que ele vazou? Ele é famoso ? É mais ou menos como se subíssemos em uma ônibus e... Continue lendo.

O inferno do nomadismo

 Uma das grandes conquistas da civilização se passou quando grupos humanos chegaram à beirada de grandes rios. Vinham de locais contíguos tocados pela fome e a perseguição aos animais que procuravam água. Eram caçadores e coletores de frutos. Não podiam... Continue lendo.

Produto Interno Bruto ou Felicidade

Perseguir freneticamente o crescimento do PIB não quer dizer que isto vá proporcionar a felicidade a uma sociedade. Esse debate já ganhou exposição na ONU sob o patrocínio do Butão. Este, com o apoio metodológico de pensadores Universidade de Columbia,... Continue lendo.

Inspirado em Maquiável

 Ele viveu na transição do feudalismo para o capitalismo. Acompanhou o crescimento das cidades comerciais da Itália e fêz observações que são válidas no mundo corporativo atual. Por exemplo, constatou que a única coisa que o poder respeita é o... Continue lendo.

À caminho de casa

 As cidades que conhecemos no Século 20 concentraram grandes massas de trabalhadores nas fábricas. Era comum as chaminés e os rolos de fumaça pairando sobre as casas e outros edifícios. Os trabalhadores se concentraram no setor secundário da economia, a... Continue lendo.

Finalmente um superavit

Ter um superávit é uma boa notícia para qualquer país do mundo. Especialmente para aqueles que não estão bem na foto dos melhores alunos, do bom atendimento à saúde, no combate à pobreza, no aniquilamento ao analfabetismo ou no combate... Continue lendo.

Cérbero não dá socego.

Cérbero era o cão que guardava o mundo dos mortos. Foi capturado por Hércules que  levou -o para a Terra. Desde então não parou de criar problemas para o povo grego. Usou de todos os seus truques e se transformou... Continue lendo.

Condenados a conviver

A civilização sobreviveu graças a convivência. Nas sociedades pré históricas os seres humanos precisavam um do outro para não morrer. Juntaram-se para enfrentar o meio ambiente que era hostil e as condições de vida precárias.... Continue lendo.

Mirar em um, Acertar outro

Os constituintes redigiram a Constituição de 1988 com um olho no presidencialismo e outro no parlamentarismo. Não levaram a sério a proposta de se implantar no Brasil uma monarquia constitucional. A palavra final foi dada pela população que, em plebiscito,... Continue lendo.

Sem Destino

Está em curso mais um genocídio no mundo. As vítimas são os rohingyas. Eles são considerados os povos mais perseguidos do mundo, segundo a ONU. Uma minoria sem amigos e sem terra. A última violência que sofreram foi a expulsão... Continue lendo.

Equilíbrio para informar

A pressa em informar é uma ótima serva, mas uma péssima senhora. Essa afirmação é inspirada no poema Bagavat Gita, contido no Mahabarata. Os jornalistas cuidam de publicar uma notícia só quando tem certeza que o fato ocorreu. Sabem que... Continue lendo.

Fim do FM

O rádio de FM, a frequência modulada, vai acabar. Não é um erro de digitação. A Noruega anunciou que vai desativar todas as emissoras de rádio em FM em janeiro de 2017. Até lá as rádio vão se transformar em... Continue lendo.

Mais um

A política também foi atingida com a mudança nos paradigmas da comunicação. Assim como outras atividades, os políticos estão perdidos diante das novas mídias. Muitos pararam no exemplo de obter dinheiro como na campanha... Continue lendo.

Nó nas tripas

 Estamos na iminência de ter á disposição uma ligação telefônica via what´s app que vai por a knock down   parte do faturamento da empresas de telefonia celular. Com isso a tarifa no Brasil, que é muito alta, vai cair.... Continue lendo.

Gigantes privados ou estatais

 É um fenômeno fácil de constatar que houve uma imensa concentração em setores da economia. Hoje as empresas não param de crescer em tamanho e faturamento , e por isso ou abrem novas filiais, ou optam por um modelo mais... Continue lendo.

Melhor para se morar

 A melhor cidade do mundo para se morar é aquela que a gente sai de casa de manhã e sabe que vai voltar vivo à noite. Pode parecer o óbvio, mas não é. Alessandro saiu de casa, foi trabalhar em... Continue lendo.

Livre Concorrência

 O programa de substituição de importações foi considerado um salto na história econômica do Brasil. Ele aliviaria a balança comercial que vivia negativa. O Brasil era um pais situado na periferia do capitalismo e por isso sofria de... Continue lendo.

Jogo de soma diferente de zero.

Em 2010 o ser humano gerava a cada dois dias cinco exabytes de informação. Hoje se produz essa quantidade a cada três minutos. Um exabyte é um seguido de 18 zeros. Isto deixa muito para trás a exclamação que uma... Continue lendo.

Chega prá lá

 Desde que os portugueses chegaram ao Brasil no século 15 foi instituído o chega prá lá. Deram um chega prá lá nos indígenas e se proclamaram donos de todas as terras, animais, águas, florestas, minérios que fossem encontrados, ou no... Continue lendo.

Quo Vadis?

 A falta de justiça é o grande mal de nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo o nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação. Esta afirmação... Continue lendo.

Reputação é essencial

O caráter é como uma árvore e a sua reputação como uma sombra. A sombra é o que nós pensamos dela, a árvore é a coisa real. O autor não teve nada a ver com comunicação. É o presidente Lincoln,... Continue lendo.

O Valor de Cada Um

 A população brasileira é responsável pelos cofres do Estado. É verdade que a carga tributária não é dividida de acordo com a riqueza. Para uns ela pesa mais que para outros e isso já foi exaustivamente explicado . Enquanto a... Continue lendo.

Como na Coréia

 Os primeiros países a passarem pelo processo de industrialização no século 19 não tinham bons índices de educação. Ele foi bancado pela acumulação de capital no período comercial. Educação não era essencial nesta primeira fase do industrialismo.  Nas etapas posteriores... Continue lendo.

No Pós Industrial

O mundo industrial se estruturou a partir da revolução industrial inglesa no final do Século 18. Como avaliam os historiadores marxistas ocorreu nesse período mais uma mudança no modo de produção capitalista. Desenvolveu- se o trabalho assalariado, a propriedade privada... Continue lendo.

Quarto Poder

 A primeira vez que se ouviu falar em quarto poder no Brasil foi  por volta de 1823. Depois que o imperador mandou fechar a Assembleia Nacional Constituinte no tapa, um grupo de áulicos redigiu a carta constitucional do país. Ela... Continue lendo.

Pelo Prazer de Pintar

 O garoto Tom Sawyer realmente era inventivo. Certo dia a Tia Polly pediu a ele que pintasse a cerca da casa. Era um bom pedaço. Levaria um tempão para passar a brocha com tinta branca em tudo aquilo. Perderia a... Continue lendo.

De Olho na Notícia

 Errar na publicação de uma noticia faz estrago em reputação de pessoas, entidades públicas ou corporações. Não faz diferença se o jornalista errou de boa fé ou má fé. O estrago está feito e o mínimo que se pode fazer... Continue lendo.

Isto não é comigo

Quando os heróis não se impõem por sí mesmo precisam ser criados. Em algumas nações há uma profusão deles, criados ou não. A jovem república brasileira também precisava dos seus. Pelo menos de um. Bem que os militares que proclamaram... Continue lendo.

Papito Felipão

É inevitável que o esporte seja contaminado com os métodos de gestão e comunicação do mundo corporativo. Competência, evolução gerencial, aprimoramento intelectual, comunicação eficiente cabem em qualquer lugar. Em clubes ou em federações esportivas. A comunicação de uma corporação não... Continue lendo.

Treinar para não errar.

Em uma das sessões de uma CPI no congresso o depoente não se contradisse, pelo contrário afirmou, reafirmou, confirmou várias vezes as mesmas coisas . Em nenhum momento demonstrou que tinha qualquer dúvida sobre o que dizia, nem caiu em... Continue lendo.

Nem a pau Juvenal

 Um dia uma velhinha chega no açougue do super mercado e pede uma determinada marca de mortadela. O atendente tenta vender a ela outro produto, certamente de qualidade inferior. A boa senhora não hesita e pergunta : “Meu filho, qual... Continue lendo.

Pequenas Despesas

Há coisas que um país não pode deixar de gastar. Por exemplo uma diária de um parlamentar que viaja para o exterior para acompanhar uma cerimonia de canonização de um santo brasileiro. A estádia em um hotel 5 estrelas custa... Continue lendo.

Lições de Jornalismo

 Gabriel García Márquez deixou muitas lições. Por isso foi considerado o maior escritor em língua espanhola depois de Miguel de Cervantes. Um reconhecimento extraordinário . Contudo foi para os jornalistas que Gabriel deu a maior contribuição. Foi o mentor de... Continue lendo.

A Casa da Mãe Joana

Diz a tradição popular que a casa da mãe Joana é uma bagunça. Todo mundo grita e ninguém tem razão, especialmente quando falta pão. Quando tem feijoada, todo mundo mete a colher e se for com samba cada um atravessa... Continue lendo.

Partido Verde Oliva

Os militares estiveram presentes na história da república brasileira desde a sua fundação em 1889, mas por bom tempo não agiram como um partido político.  Foram eles que derrubaram o império comandados por um general monarquista e ocuparam os dois... Continue lendo.

Autonomia: Os Dois Lados

Imagine se os habitantes da Terra Indígena Ianomami resolvessem fazer um  plebiscito para decidir se continuam  ou não fazendo parte do território brasileiro. Certamente seria uma gritaria geral. Seriam acusados os imperialistas, a Igreja Católica, as Ongs mantidas com capital... Continue lendo.

Inesgotável

Em 1970 a população rural e urbana do Brasil se equilibrou. Graças ao desenvolvimento da região sudeste milhões de pessoas deixaram o seu rincão e se estabeleceram nas grande cidades. A concentração continuou nas décadas seguintes ; Houve uma mudança... Continue lendo.

Esporte Corporativo

 Há muito o esporte deixou de ser uma moeda política para se tornar uma  atividade econômica como outra qualquer. No século passado as conquistas esportivas, especialmente as olímpicas, eram utilizadas como propaganda política pelos estados totalitários. Eram uma reafirmação da... Continue lendo.

Raíz do Problema

A França não vivia uma crise econômica profunda quando rebentou a revolução. Entre tantas preocupações da burguesia local estava o endividamento do Estado. O governo emprestava muito dinheiro e depois não podia pagar. Pegava mais e mais. Aumentava os juros... Continue lendo.

Os extremos na empregabilidade

Os que estão habituados ao clima organizacional de grandes empresas ou corporações sabem como é difícil progredir no quadro funcional. Há avaliações constantes, reuniões sobre resultados, planejamento, novas metodologias, e por aí vai. Para perder o cargo, ou mesmo o... Continue lendo.

Visita do Presidente

 O coronel tentou uma licença com seus superiores. Sua mulher tinha morrido em uma travessia marítima. Seus filhos estavam desorientados e ele precisava ir para casa. Um a um dos seus comandantes negaram a licença, ainda que por motivos tão... Continue lendo.

Permeabilidade

Permeabilidade pode ser também chamada de honestidade intelectual. Impermeáveis são aqueles que se apresentam para o debate, ou para  a produção jornalística, com ideias e pré-concepções que não se curvam jamais a qualquer argumento lógico que encontram pela frente. Ser... Continue lendo.

Solidárias Sempre

Algumas operárias estão dotadas de utensílios especiais, quer se trate de serrar, cortar, despedaçar, perfurar e triturar. Algumas se tornam soldados, são maiores e temíveis. Outras são elásticas que as permitem saltar como pulgas e assim escapar do inimigo desconcertado.... Continue lendo.

Kombi Forever

Três homens armados e encapuzados invadiram a casa da minha família na nossa reserva ambiental. No meio das ameaças de morte e de por fogo em tudo, diziam que queriam a arma e o cofre. Lá não tinha nem arma,... Continue lendo.

Momentos Decisivos

Pelo menos três momentos foram responsáveis pelas grandes transformações da sociedade humana. Foram processos acelerados onde a sociedade entrou de uma forma e saiu de outra. Das velhas estruturas sociais emergiram novas, como o nascimento de borboletas que saíram dos... Continue lendo.

De Herança um Cartório

 Houve uma época que os donos do poder davam de dote para as suas filhas um cartório, que era administrado pelo futuro genro. Era um presente de presidente da república. Ter um cartório nessa época era amarrar o burro na... Continue lendo.

A Quem Trair

O século 20 foi pontuado por grandes líderes. Eles ultrapassaram as fronteiras dos países onde viveram e foram ouvidos em muitos outros. É verdade que o século foi um período  de grandes tragédias,como as duas grandes guerras, e quase acabou... Continue lendo.

Sem Defesa

A biografia de Dom João VI, rei de Portugal, pai do primeiro imperador do Brasil, não é das mais elogiosas. Alguns historiadores o classificam como covarde, submetido aos interesses britânicos e um babão. Poderia, segundo eles, enfrentar uma pequena tropa... Continue lendo.

Viva Malala

Os talibãs do Paquistão têm uma lista de pessoas que devem ser assassinadas. Entre elas estão políticos, militares e pessoas que professam uma religião  diferente. Para estes querem reditar a guerra santa medieval quando a religião era difundida na base... Continue lendo.

A Volta do Zé Ninguém (2)

Em política cada um culpa cada um dos demais, nunca a si mesmo. É hora de parar de culpar o bode expiatório. O Zé Ninguém continua a solta, como constata Wilhelm Reich, procurando impor a sua mediocridade onde é possível,... Continue lendo.

Velha Conhecida

Só recentemente muitas pessoas tomaram ciência da existência da NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Começou com a defecção do funcionário Edward Snowden e suas peripécias até conseguir asilo na Rússia. Ela se tornou ainda mais conhecida... Continue lendo.

Inovar ou Inovar

Aos 40 anos King Gillette era um inventor frustrado, um anticapitalista amargurado e um vendedor de tampas de garrafa. Um dia, quando fazia a barba com uma navalha gasta, que não podia mais ser afiada, teve uma ideia. Em vez... Continue lendo.

Poucos Estadistas

O Congresso tem muitos políticos.Poucos estadistas. Estes olham para o país estrategicamente e buscam um norte para uma sociedade melhor. Os políticos se preocupam basicamente com a reeleição e que vantagens podem tirar ou... Continue lendo.

Conta de Dividir

Não sou bom de cálculos de matemática. Entre outras deficiências. Achei uma velha calculadora, daquelas que funcionam com a luz do sol e me arrisquei a fazer um conta enorme. Dividi 8 bilhões e 600 milhões por 365. Resultado :... Continue lendo.

Uma nova doença

Cientistas descobriram uma nova doença que graça em alguns prédios públicos , é a TPE. Não deve ser confundida com a TPM, a tensão pré menstrual. A nova e perigosa doença ataca as casas legislativas no ano que antecede a... Continue lendo.

A Mesma Cara de Pau

 Alguns políticos continuam brincando com a paciência do povo. Aquela que se acabou nas recentes manifestações e se cristalizaram em uma tentativa de invadir o Congresso e protestar no plenário. O evento terminou em grossa pancadaria e o repúdio de... Continue lendo.

Escute, Zé Ninguém

Finalmente o Zé Ninguém virou Zé Alguém. Cansado de ser tapeado pelo palavreado oco e dissonante dos que dirigem seu dia  a dia, o Zé Ninguém resolveu dar um basta a sua docilidade ovina e sair para a rua. Não... Continue lendo.

Sem Porteira

Há um debate na sociedade brasileira sobre os limites de interferência na privacidade das pessoas. Os documentos mais emblemáticos sobre a democracia moderna deixaram claro que é preciso respeitar os direitos das pessoas. Está... Continue lendo.

Mesmo Ramo

Uma das propostas dos republicanos brasileiros era a separação do Estado da Igreja. Essa aliança vinha desde a primeira constituição imperial de 1824. No Império brasileiro a igreja católica era a religião oficial e isso... Continue lendo.

Pegar no Pé

As autoridades públicas não  gostam que ninguém lhes pegue no pé. São cidadãos de primeira classe, alçaram uma posição de destaque, são badalados e acompanhados de um bando de puxa sacos. Freqüentam as rodas sociais da moda, os restaurantes refinados... Continue lendo.

Magister Dixit

Após o fim da segunda guerra mundial os países estavam destruídos pelas bombas e pela irresponsabilidade dos seus governantes. Montes de escombros para todo lado e as experiências nucleares sobre o Japão. Uma tal destruição que Albert Einstein perguntado como... Continue lendo.

Bang Bang

Há anos que o movimento do desarmamento infantil se esforça em uma política pública de livrar as crianças de armas de brinquedo. E tem tido sucesso. No passado era comum os presentes de aniversários com brinquedos imitando revolveres, facas, metralhadoras,... Continue lendo.

Reportagem Investigativa

O repórter Cid Barbosa era o mais sacrificado da equipe. Entrava para trabalhar por volta da meia noite e saia depois que o sol nascia. Não era fácil embarcar em uma viatura do Sistema Globo de Rádio, em São Paulo... Continue lendo.

Manda quem pode

Quem não conhece o ditado popular que resume bem a disposição de algumas organizações, do manda quem pode obedece quem tem juízo. É uma máxima do taylorismo, a administração de cima para baixo, sem a menor possibilidade de... Continue lendo.

Adiós Alexandria

As bibliotecas sempre existiram e sempre existirão. Vão das mais sofisticadas como as do Congresso nos Estados Unidos, a do Louvre, a de Florença ou da Universidade de Coimbra.Todo mundo conhece biblioteca e tem uma de sua predileção. Até as... Continue lendo.

Pressa em noticiar

Não há mais como impedir que os assuntos que interessam a muita gente se tornem um grande espetáculo da mídia. É um fato real. Pode ser um julgamento transmitido ao vivo, com a anuência da justiça, uma sessão do congresso,... Continue lendo.

Sob a Ótica

Conta-se que certa vez um jornalista foi entrevistar o líder Mao Zedong e lhe perguntou que avaliação fazia da Revolução Francesas de 1789. Ele respondeu que não podia fazer uma análise porque o fato era muito recente. A civilização chinesa... Continue lendo.

Nova Personalidade

Aparentemente o Brasil era um país de múltiplos partidos políticos durante a chamada república velha. Até a tomada do poder pelas oligarquias dissidentes, lideradas por Getúlio Vargas e seus companheiros, o poder político se concentrava no Partido Republicano. Ele existia... Continue lendo.

Imposto Salvador

As cidades brasileiras vivem do repasse dos impostos arrecadados pelos governos federal e estadual. Daí vem o dinheiro para arcar com as despesas municipais especialmente de educação e saúde. Os impostos municipais como o ISS e o IPTU são complementares.... Continue lendo.