.: José Renato Sátiro Santiago Junior :.

Centro de Inteligência

Área utilizada para o compartilhamento de apresentações, artigos, textos e sugestões de livros relacionadas com boas práticas relacionadas com Gestão de Projetos, Processo de Inovação, Registro e Compartilhamento de Conhecimentos, Excelência em Gestão de Pessoas, Capital Intelectual e Ações que busquem o Desenvolvimento Sustentável a partir do desenvolvimento de atividades éticas, de menor custo, maior retorno e melhor Qualidade.

O Investimento em outro Idioma

Não é novidade para ninguém que vivemos em um mundo globalizado onde as relações com empresas possuidoras de diferentes culturas e idiomas têm se tornado cada vez mais freqüentes.

Independente do nível hierárquico que ocupamos não é incomum que tenhamos contato com colegas, parceiros e fornecedores que não dominam nosso idioma.

Problema deles? Eles que aprendam o nosso bom e velho, aliás, novo, português?

Pois bem, infelizmente, não é bem assim que as coisas funcionam.

Podemos até mesmo entender que seja importante que “eles” aprendam o nosso idioma, no entanto, isto não depende de nós.

O que podemos fazer, então?

Precisamos ser efetivamente globais e o primeiro passo é ter o domínio de, ao menos, mais um idioma.

Não há como ter qualquer dúvida que é um investimento que realmente vale a pena. A questão a ser considerada diz respeito a efetiva análise dos custos relacionados ao desenvolvimento de um bom curso.

Aliás, o que significa “um bom curso”? Pois bem, esta avaliação está totalmente ligada a relação custo x benefício.

Há inúmeras opções de curso de idiomas, com diferentes níveis e periodicidade. Em média, é possível considerarmos valores mensais entre R$ 200,00 e R$ 500,00, de acordo com o nível de conhecimento já adquirido pelos alunos.

Para aqueles que não têm muito conhecimento do idioma, convém investir valores menores, uma vez que demandará profissionais com menos domínio do idioma. Há mesma análise vale para aqueles que já possuem bons conhecimentos, e que por tal motivo deverão investir um maior valor.

De qualquer forma, o investimento, qualquer um que seja, só valerá a pena, se dedicarmos o equivalente número de horas das aulas ministradas, em estudo individual, isto é essencial, e propiciará o maior retorno para o profissional.