.: José Renato Sátiro Santiago Junior :.

Centro de Inteligência

Área utilizada para o compartilhamento de apresentações, artigos, textos e sugestões de livros relacionadas com boas práticas relacionadas com Gestão de Projetos, Processo de Inovação, Registro e Compartilhamento de Conhecimentos, Excelência em Gestão de Pessoas, Capital Intelectual e Ações que busquem o Desenvolvimento Sustentável a partir do desenvolvimento de atividades éticas, de menor custo, maior retorno e melhor Qualidade.

Capital Intelectual - O Grande Desafio das Organizações

É significativa a importância adquirida pelo conhecimento como um dos principais fatores de geração de riqueza e valor das organizações.
O novo papel exercido pelo conhecimento e pelo capital intelectual no desenvolvimento das atividades organizacionais explica outra questão cujo registro tem sido cada vez mais freqüente no mundo corporativo e diz respeito à existência de uma significativa diferença entre o valor de mercado e o valor dos ativos de uma organização.
A mensuração dos benefícios propiciados pelas iniciativas voltadas para a Gestão do Conhecimento tem se tornado um dos maiores desafios da economia o que torna importante para as organizações, de uma forma geral, a estruturação, ou adoção, de um modelo que permita essa medição.
Dessa forma, o livro apresenta um Modelo de mensuração dos benefícios que a Gestão do Conhecimento e o Capital Intelectual podem trazer para que uma organização atenda aos seus objetivos estratégicos, econômico-financeiros e operacionais.
O livro apresenta uma inédita pesquisa com mais de 100 organizações que atuam no mercado brasileiro sobre a relevância da Gestão do Conhecimento e da Inovação para uma empresa, bem como dos benefícios por eles proporcionados.
Os principais assuntos abordados neste livro são:
· A Importância do Conhecimento e do Capital Intelectual para as Organizações.
· Os Valores Tangíveis e Intangíveis de uma Organização.
· A Contribuição da Contabilidade.
· A Mensuração da Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual.
· Estudos sobre os Modelos de Mensuração existentes.
· Pontos Críticos para a Medição dos Resultados.
· A Estruturação de um Modelo de Mensuração.
· Questões Motivacionais.
· Resultados Alcançados.
· Pesquisa com mais de 100 Organizações do Mercado Brasileiro.