.: José Renato Sátiro Santiago Junior :.

Centro de Inteligência

Área utilizada para o compartilhamento de apresentações, artigos, textos e sugestões de livros relacionadas com boas práticas relacionadas com Gestão de Projetos, Processo de Inovação, Registro e Compartilhamento de Conhecimentos, Excelência em Gestão de Pessoas, Capital Intelectual e Ações que busquem o Desenvolvimento Sustentável a partir do desenvolvimento de atividades éticas, de menor custo, maior retorno e melhor Qualidade.

LIderança Total

Stewart Friedman

http://www.icnews.com.br/2011.07.13/negocios/livros-de-negocios/resenha-lideranca-total/

Stewart Friedman ministra cursos na Wharton School. Do curso e de suas pesquisas surgiu o livro Liderança Total, nele o autor procura ensinar técnicas para melhorar a capacidade de liderança e identificar características para serem aplicadas nas ações diárias, ou seja, no trabalho, na casa ou na comunidade.

O autor pretende dar as bases da liderança total. São trinta ferramentas, algumas delas muito úteis. Algumas das ideias expressadas no livro Liderança Total, (Makron Books, 2011, 264 páginas), são muito atrativas, por exemplo, o autor fala que o líder deve inovar, agir com criatividade procurando encontrar novas soluções. Essa postura de inovar, de criar, de observar os problemas de novos ângulos para achar soluções é realmente uma das chaves para garantir o sucesso dos novos líderes. Não podem andar por caminhos já trilhados, precisam ter em conta a experiência dos outros, logicamente, mas para serem realmente líderes, precisam de uma visão diferente, caminhar além do conhecido. A criatividade é fundamental em qualquer área.

Outra orientação é ser íntegro, agir com integridade e respeitar as pessoas. Aplaudimos o conselho que leva ao mundo ético, imaginamos que se deve aplicar integralmente na "ilha da fantasia", essas empresas ideais nas quais as pessoas não sentem inveja, nem ciúmes, nem têm a ambição cretina de esmagar o outro para se dar bem na vida. Lamentavelmente, o líder está no mundo real. Haverá pessoas que o bajularão, pessoas esperando que ele desista para pegar o seu lugar, alguns puxarão o tapete. Aplaudimos quem mantém a integridade nesse mundo de ambição sem limites onde vivemos.

O livro mostra passo a passo como ser um líder melhor, como levar uma vida mais rica, ainda que os ideais holísticos, de grande beleza moral, possam estar um pouco afastados da realidade.

Stewart D. Friedman é diretor-fundador do Programa de Liderança e de seu Projeto de Integração Trabalho/Vida, da Wharton School, e seu êxito depende, em grande parte, de seu carisma.

A filosofia de Friedman é bem simples. A premissa fundamental é que a liderança pode existir em cada pessoa, quer esteja no nível superior, intermediário ou inferior de qualquer grupo. Friedman também ensina que a liderança não deve ser limitada ao trabalho, mas estendida à vida pessoal, ao envolvimento na comunidade e à vida familiar.

Enfatiza que a liderança se concentra na autenticidade e em examinar a pessoa inteira. Esse conceito tem circulado de alguma forma desde os anos 40, quando as habilidades de relacionamento humano, habilidades que nos anos 90 foram consideradas como parte da inteligência humana e batizadas de "inteligência emocional", começaram a fazer parte dos estudos acadêmicos.

Friedman incentiva a formação de rede de relacionamentos colocando os alunos junto com ex-alunos, instrutores que servem como mentores durante o curso "Como parte da classe, o aluno tem de criar uma visão de liderança para si mesmo". Há uma excelente técnica, já usada na escola de Pitágoras no século V a.C e que também nos faz lembrar daquele exercício de neurolinguística que orienta: "Imagine como você será e o que fará nos próximos dez anos" e, de acordo com a resposta, o orientador dá "dicas" para que o experimentador possa melhorar a sua imagem mental. Algumas técnicas semelhantes são realizadas no coaching.

Voltamos ao velho adágio: "Nada se cria tudo se recria". Também a Bíblia afirma: "De modo que nada há de novo debaixo do sol". Isso não age em detrimento do livro Liderança Total, cuja leitura é muito instrutiva para os novos líderes.